Eduardo Cardinho

Eduardo Cardinho, vibrafonista e compositor Leiriense residente no Porto, é reconhecido como um dos vibrafonistas mais criativos da sua geração, destacando-se pela abordagem rítmica e sonoridade única. Atua entre o Jazz, música improvisada, erudita, eletrónica e Pop.

Licenciado em Vibrafone Jazz na ESMAE (Porto) com Jeffery Davies, concluiu o mestrado no Conservatorium Van Amsterdam com Harmen Franje, Jesse Van Ruller e Rachel Zang, terminando Cum Laude.

Vencedor do prémio de melhor instrumentista no Festival “Festa do Jazz” (2014) e do 1.º prémio no “Festival Jovens Músicos” (2016), gravou três álbuns aclamados — Black Hole, In Search of Light e Not Far From Paradise. Este último foi vencedor dos Prémios Play 2025 – Melhor Álbum de Jazz e valeu-lhe ainda a distinção de Músico do Ano pela Jazz Logical.

Colaborou como solista convidado com a Orquestra de Jazz de Matosinhos, de Espinho, de Estarreja e de Leiria, e partilhou palco com nomes como Hermon Mehari, Seamus Blake, Julian Arguelles, David Binney, Melissa Aldana, Omar Sosa, Chris Cheek, Carlos Bica, entre outros.

Docente convidado em instituições em Portugal e no Brasil, leciona atualmente na Universidade de Aveiro e na Escola Profissional de Música de Espinho, onde partilha também a direção artística da Orquestra de Jazz de Espinho com Paulo Perfeito.