Rita Braga (Lisboa, 1985) é cantora, compositora e multi-instrumentista.
Em 2005 iniciou o seu percurso a solo na música independente, tendo ao longo dos anos apresentado o seu trabalho em centenas de palcos de clubes, teatros, galerias de arte e festivais em toda a Europa, assim como nos EUA, Brasil, Austrália e Japão. É autora de bandas sonoras e teve um breve percurso nas áreas da ilustração, banda desenhada e cinema de animação, influências que permeiam o seu universo sonoro, a par do cinema.
Licenciou-se em Ciências Musicais pela Universidade Nova de Lisboa e, em 2018-2019, completou a pós-graduação em Performance Making na Goldsmiths, Universidade de Londres, com bolsa da Gulbenkian.
No final de 2023, editou Illegal Planet, o quarto álbum e segundo longa-duração em vinil (Comets Coming/dist. Groovie Records). Em Illegal Planet, Rita cruza a pop sci-fi com a folk sintetizada e onírica, num registo de sabor futurista — como se estivéssemos numa viagem ao espaço, mas de caravana. O timbre vocal de Rita é inspirado na sua paixão pelo início do jazz e cinema clássico, trazendo um tom nostálgico a estas narrativas: pop-noir para o fim dos tempos.
